PF faz operação contra desvios de mercadorias nos Correios no Rio de Janeiro

Funcionários do Centro de Tratamento de Encomendas de Benfica colavam etiquetas falsas por cima das verdadeiras e objetos eram redirecionados para criminosos

Paula Martini, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (24) a Operação Replicante, que cumpre nove mandados de busca e apreensão contra um esquema de fraude e desvio de encomendas nos Correios do Rio de Janeiro. As investigações apontaram que funcionários do Centro de Tratamento de Encomendas de Benfica, maior centro de distribuição do Rio, escolhiam encomendas de alto valor – como celulares e eletrônicos – e colavam etiquetas falsas por cima das verdadeiras. O objetivo era redirecioná-las a membros da organização criminosa.

O grupo usava números de postagens já utilizados para elaborar as etiquetas falsas e para que empregados dos Correios pudessem colocar os membros da organização criminosa como destinatários de encomendas, fazendo com que elas aparentemente desaparecessem do fluxo postal. No final, as encomendas eram entregues de forma normal por carteiros que de nada sabiam do esquema.

Leia também:
Casal baleado em São Gonçalo segue internado com quadro de saúde estável

Movimento no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios, em Benfica
Movimento no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios, em Benfica
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil (18.set.2019)

Os integrantes se comunicavam através de grupo de WhatsApp intitulado “empresas e negócios”, onde tratavam das fraudes e vendas dos artigos desviados.

Os agentes saíram da superintendência da Polícia Federal, na região portuária do Rio, por volta de 5h30. Eles fazem buscas em vários endereços na Zona Norte do Rio.

Mais Recentes da CNN