Pista central da Marginal Tietê pode ser liberada ainda nesta quinta-feira em SP
Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp informaram que não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto; veja imagens e relembre histórico da construção
Crédito: Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022) - 2 de 18
Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto
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À CNN, o engenheiro civil Luís Otávio Rosa disse que o processo de preencher o buraco com rochas e concreto serve para estabilizar a terra na região
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Esse processo permitirá, posteriormente, a retirada da água de esgoto que vazou no local para realização de inspeção de perícia
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto
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Cratera na pista local da Marginal Tietê após desmoronamento em obra da Linha 6-Laranja do Metrô
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Desabamento em obra da Linha 6 - Laranja destruiu parte da pista local da Marginal Tietê na terça-feira (1º)
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Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, houve um rompimento de uma galeria de esgoto que causou inundação do túnel das obras do metrô
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Não houve vítimas do acidente; dois funcionários que tiveram contato com a água contaminada receberam atendimento
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A concessionária Acciona, que constrói a linha 6-Laranja do metrô, disse que equipes e demais técnicos “estão no local para apurar os fatos”
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João Doria, governador do estado, disse ter determinado "apuração imediata das causas e elaboração de plano da concessionária responsável pela obra, junto à prefeitura da capital, para normalização do tráfego da Marginal rapidamente"
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Para o engenheiro civil Paulo Ferreira, a movimentação do solo causada pelas obras do metrô pode ter causado a instabilidade na galeria de esgoto
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O acidente ocorreu na futura Estação Santa Marina. O desabamento causou transtorno no trânsito, o que resultou na interdição da Marginal Tietê; a pista expressa foi liberada posteriormente
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O então governador paulista Geraldo Alckmin durante início das obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja do Metrô, em 13 de abril de 2015.
Crédito: Edson Lopes Jr/A2AD - 15 de 18
A Linha 6-Laranja do Metrô pretende ligar a região noroeste da cidade de São Paulo (Brasilândia) ao centro (São Joaquim).
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Obras da Linha-6 Laranja do Metrô, em São Paulo, em agosto de 2021.
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No dia 16 de dezembro de 2021, o governo de São paulo iniciou a operação da primeira tuneladora que fará a escavação do túnel da Linha 6-Laranja – o chamado "tatuzão".
Crédito: Governo do Estado de SP - 18 de 18
O governador João Doria acompanhou a inauguração do "tatuzão". "“As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera muito esse processo", disse Doria na época.
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A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp informaram nesta quinta-feira (3) que a pista central da Marginal Tietê, em São Paulo, tem condições de segurança para ser liberada a partir das 17 horas de hoje.
As autoridades realizaram uma análise do local do desmoronamento da obra do metrô e concluíram que o reparo (concretagem) foi bem-sucedido. Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal.
Os técnicos terminaram na noite de quarta-feira (2) o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do poço de ventilação da Linha-6 Laranja de metrô e do rompimento da tubulação de esgoto.
Também foi informado que serão instalados tapumes no local do acidente na pista local da Marginal Tietê para preservar o local, proteger a população, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas pelo trabalho das equipes cause lentidão no fluxo de veículos.
Detalhes do reparo
Foram utilizados mais de 4 mil m³ de concreto e 12 mil m³ de pedras em um serviço que envolveu 220 trabalhadores do governo, Sabesp e do consórcio Linha Universidades, chefiado pela empresa italiana Acciona, a responsável pelas obras da Linha 6-Laranja do metrô.
Em entrevista à CNN, o engenheiro civil do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape) em São Paulo, Luís Otávio Rosa, explicou que o processo de preencher o buraco com rochas e concreto serve para estabilizar a terra na região do buraco, e, consequentemente, impedir novos desmoronamentos.
*Com informações de Leonardo Lopes e Giovanna Galvani, da CNN, em São Paulo