Pista construída para desviar veículos de cratera na Marginal Tietê é liberada em SP

Trecho emergencial foi pavimentado em poucos dias para melhorar trânsito na região afetada por acidente em obra do metrô; rodízio de veículos e caminhões é retomado na capital

Anthony Wells, Carolina Figueiredo e Léo Lopes, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Na manhã desta segunda-feira (7), foi liberada uma pista emergencial na Margina Tietê, em São Paulo, para desviar o trânsito da região interditada.

O trânsito de veículos no local está afetado desde a semana passada, quando um acidente em uma obra da linha 6-Laranja do Metrô fez com que um pedaço da via desmoronasse.

Apesar do limite de velocidade de 30km/h, os carros fluíam normalmente desde as 5h, quando a pista emergencial foi liberada.

Um fiscal da Companhia de Engenharia de Trafego (CET) de São Paulo informou à CNN que cerca de 1.500 veículos devem passar pelo local a cada hora.

A rua que está sendo utilizada para o desvio foi criada especificamente para essa situação emergencial. O trecho foi pavimentado em poucos dias e é uma extensão da Rua Aquinos.

A rota foi criada principalmente para atender as cinco linhas de ônibus da capital paulista que passavam pela pista local da Marginal.

"Os automóveis, motos e ônibus com destino a Rodovia Ayrton Senna, que trafegam pela pista local da Marginal, acessam a Rua Cenno Sbrighi, Rua Aquinos e seguem em frente pelo desvio construído para voltar à Marginal Tietê", explicou a CET no Twitter.

"Já os caminhões, acessam a Rua Cenno Sbrighi, Avenida Ermano Marchetti, Praça Pedro Corazza, Avenida Comendador Martinelli, Rua Barão de Pombalinho e retorno à Marginal. A Rua Cenno Sbrighi se tornou mão única até a Rua Wladimir Herzog para facilitar o acesso à região", complementou a Companhia.

Os motoristas ainda têm as avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente como opções de desvio à pista local da Marginal Tietê.

Volta do rodízio de veículos

Além disso, desde as 7h desta segunda (7), voltou a valer normalmente o rodízio de veículos e caminhões em São Paulo.

A operação restringe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos das 7h às 10h, e das 17h às 20h.

Nesta segunda-feira, os carros com placas terminadas em 1 e 2 são afetados. A violação do rodízio acarreta uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira do motorista.