Pista da marginal Tietê é liberada para tráfego após acidente em obra do metrô

Pista central da marginal ficou interditada por mais de dois dias após acidente em obra na linha 6-laranja do metrô

Anna Gabriela Costada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Foi liberada na tarde desta quinta-feira (3) a pista central da marginal Tietê, em São Paulo, segundo informações da prefeitura. A via ficou interditada por mais de 48 horas após o acidente em uma obra na linha 6-Laranja do metrô, que abriu uma cratera na pista. Não houve o registro de feridos.

A liberação da via se deu após a finalização do serviço de concretagem da cratera que se abriu na Marginal Tietê, e a autorização para a abertura do trânsito no local foi realizada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, a Sabesp e a Defesa Civil Estadual.

“A análise feita pelas equipes estaduais demonstrou que o trabalho de concretagem da abertura causada pelo incidente ao lado do Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja de Metrô e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras foi bem-sucedido. Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê, como estava previsto”, informou a prefeitura de São Paulo.

Ainda não há previsão para a liberação da pista local. Os agentes da CET continuarão na região operando o tráfego, após a liberação da pista, para preservar o local, proteger a população, e evitar que a curiosidade de motoristas cause mais lentidão no fluxo de veículos.

Concretagem

Na noite de quarta-feira (2), foi finalizado o serviço de concretagem da abertura da pista local da Marginal Tietê. A abertura foi preenchida com 4 mil m³de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira. Também foram despejados 12 mil m³ de pedras no poço VSE Aquinos, que corresponde a 1,2 mil caminhões basculantes.

Antes da liberação da via, nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e a Sabesp acompanharam o andamento dos trabalhos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente no Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja do metrô e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras.

Nova via

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que será feito um desvio do trânsito por um terreno particular na região do acidente. Para isso, será necessária uma Requisição Administrativa, cuja autorização foi publicada na edição de quarta-feira (2) do Diário Oficial do Município.

“Eu devo publicar hoje o Decreto de Requisição Administrativa e a gente já deve começar amanhã a abertura desta via, que será fundamental, principalmente para auxiliar a circulação dos ônibus que trafegavam pela pista local e as pessoas da comunidade Bento Bicuto, que poderá ser atendida por este desvio”, disse o prefeito.

Segundo Nunes, uma continuação da Rua Aquinos será construídas nas próximas 48 horas para desafogar o trânsito da Marginal Tietê; As obras já começaram e seguem ininterruptas até sábado (5).

Com informações de Isabella Faria 

Mais Recentes da CNN