Centenário de Paulo Freire desperta reflexão sobre obra e legado do educador

Neste episódio do podcast E Tem Mais, Roberta Russo apresenta detalhes da trajetória do pedagogo e de como ele influenciou os rumos da educação brasileira

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

“Uma profunda crença no ser humano, na capacidade de ensinar e de aprender e uma crença de que o futuro não está dado”. É assim que o escritor e pesquisador Sérgio Haddad define a personalidade do mais célebre educador brasileiro. Paulo Freire completaria 100 anos no próximo domingo (19) e, ainda hoje, mais de 20 anos depois de sua morte, o nome do pedagogo é associado a erros e acertos das políticas educacionais brasileiras.

Alvo de discordâncias e disputas em seu país natal, Paulo Freire é dono de números expressivos no restante do mundo. Tornou-se o brasileiro mais homenageado com títulos de doutor honoris causa no exterior e, em 2016, sua obra “Pedagogia do Oprimido” apareceu como terceiro título mais citado do mundo em trabalhos na área de ciências humanas.

Neste episódio do E Tem Mais, Roberta Russo conversa com Sérgio Haddad, biógrafo de Paulo Freire, que rememora os momentos mais importantes da vida do educador e comenta a concepção de política e educação eternizada por ele em obras como “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Esperança”. Haddad aborda também o lugar que o educador já ocupou e ocupa hoje nas políticas educacionais brasileiras. Na segunda parte do episódio, o diretor-fundador do Instituto Paulo Freire, José Eustáquio Romão, também comenta a aplicação prática das ideias de Freire e como sua concepção de educação ganhou corpo em outros lugares do mundo.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

* Publicado por Diego Toledo

Mais Recentes da CNN