Como a vacinação de quem tem menos de 60 anos pode ajudar no combate à pandemia

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A partir de uma demanda da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Ministério da Saúde decidiu rever o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e autorizou que estados e municípios passem a vacinar a população não só por grupos de risco, mas também por idade.

De acordo com Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, “a opção por faixa etária, começando dos 59 e indo até os 18 de forma decrescente, é a opção mais democrática, mais justa, menos burocrática e que deixa o sistema mais imune à venda de atestados, fraudes, etc”. Segundo Perre, em um país de dimensões continentais como o Brasil, diversos municípios já haviam imunizado toda a população com comorbidades e ainda não tinham autorização para vacinar por idade. Agora, a fila da vacina pode avançar.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira fala sobre o início da vacinação por faixa etária no país e explica as consequências dessa mudança na fila da vacina. A epidemiologista Carla Domingues, ex-coordenadora do Plano Nacional de Imunizações, comenta o assunto e fala sobre o acréscimo de novos grupos prioritários em alguns estados. Também participa do episódio o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN