Fantasma da fome volta a assombrar o Brasil em meio à pandemia

Da CNN, São Paulo

Ouvir notícia

“Quando eu vejo essas filas das pessoas pedindo, quando eu vejo uma criança gritando de fome pela manhã, eu logo lembro da minha infância e da vida da Carolina”. A infância de Vera Eunice de Jesus Lima, hoje com 67 anos, e a vida de sua mãe, Carolina Maria de Jesus, estão eternizadas nas páginas do livro Quarto de Despejo, um dos retratos mais vivos e dolorosos sobre a fome no Brasil.

Para Vera, hoje essa fome é só lembrança e manias das quais ela não consegue se livrar — como comer rápido e com uma colher, como se a comida, de repente, fosse acabar. Mas, se para a educadora, essa fome virou passado e memória, para outros milhares de brasileiros, ela se torna cada dia mais realidade.

A pandemia parece ser o empurrão que faltava para o país cair mais uma vez no Mapa da Fome, de onde saiu a duras penas em 2014. Pelo menos é o que indicam algumas pesquisas, como a divulgada pelo Instituto Data Favela, em março deste ano. O instituto ouviu moradores de 76 favelas espalhadas pelo país e chegou a números assombrosos, como uma média de 1,9 refeições diárias. Nas periferias, agora é preciso escolher entre o almoço ou o jantar.

Mas, se bastou o empurrão da pandemia para chegarmos a níveis preocupantes de insegurança alimentar, da leve até a mais grave, é porque o país já caminhava para a beira deste abismo há bastante tempo. No novo episódio do podcast Entre Vozes, Luciana Barreto convida os ouvintes a fazer um percurso pela história da fome no Brasil, passando pelos versos de Solano Trindade, pelas páginas de Quarto de Despejo e pelo fim e retomada de uma das maiores campanhas contra a fome no país.

A economista Tereza Campello, professora da Universidade de São Paulo, que esteve à frente da pasta de Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2011 e 2016, ajuda a entender como funcionavam as políticas públicas que nos ajudaram a sair do Mapa da Fome, e como elas foram reduzidas nos últimos anos. Também participa do episódio a advogada Valéria Burity, atual secretária-geral da FIAN Brasil – Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto
Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto
Foto: Arte CNN Brasil

Mais Recentes da CNN