Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Porto Alegre adota ações para o Dia D de combate à dengue

    Mobilização nacional acontece neste sábado (2); medidas na capital gaúcha acontecem nas zonas Norte e Sul

    Agente da vigilância em saúde em combate ao mosquito transmissor da dengue
    Agente da vigilância em saúde em combate ao mosquito transmissor da dengue Fernando Frazão/Agência Brasil

    Victor Locatelida CNN*

    As atividades de combate à dengue nas zonas Sul e Norte de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, serão intensificadas neste sábado (2) como parte do Dia D de combate à dengue, mobilização nacional anunciada no começo desta semana pelo Ministério da Saúde.

    Com ações já previstas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lideranças comunitárias e representantes de outros órgãos da cidade, acompanhados de agentes de combate a endemias, agentes de fiscalização e técnicos e profissionais da SMS, irão visitar bairros da abrangência da Coordenadoria Norte de Saúde, além da região do bairro Cristal. Profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde também farão parte da mobilização.

    De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, o movimento tem intenção de percorrer por lugares, residenciais ou de trabalho, para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

    Fernando Ritter, secretário municipal de saúde, alertou sobre algumas medidas necessárias nesse combate. “Calhas desobstruídas, ralos com tela milimétrica, descarte correto de resíduos e eliminação de qualquer ponto de água parada são medidas essenciais para interromper o ciclo de desenvolvimento do mosquito. Sem água parada, o mosquito não se desenvolve”, afirma.

    A concentração da mobilização na zona Sul será na Escola Infantil Mato Grosso, enquanto na zona norte acontecerá em frente à Unidade de Saúde Fradique Vizeu.

    Dia D

    Devido ao aumento expressivo no número de casos, o Ministério da Saúde anunciou a realização do Dia D de combate à dengue no Brasil na última terça-feira (27). Com o tema “10 minutos contra a dengue”, a mobilização irá reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.