Portões são abertos para o primeiro dia de provas do Enem

Neste domingo (17) acontece a primeira prova, focada nas áreas das Ciências Humanas e da Linguagem, incluindo a redação

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Prova do Enem

Prova do Enem
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Meia hora mais cedo que nos anos anteriores, foram abertos os portões dos locais de aplicação das provas do Enem 2020. Neste domingo (17) acontece a primeira prova, focada nas áreas das Ciências Humanas e da Linguagem, incluindo matérias como História, Geografia, Filosofia, Língua Portuguesa e também a temida redação.

Os portões foram abertos às 11h30 para evitar aglomerações nas calçadas e nas portas dos locais de exame, dando mais tempo para que os alunos chegassem e se acomodassem para o início da avaliação. Como de costume, às 13h os portões serão fechados e os candidatos que chegarem após este horário ficarão de fora desta etapa do Enem.

No Enem 2020, que acontece em 2021 por causa da pandemia de Covid-19, além dos tradicionais RG e caneta de tinta preta fabricada em material transparente, mais um material foi acrescentado à lista dos obrigatórios: a máscara.

Permanecer de máscara durante todo o exame, cobrindo nariz e boca, é uma das regras desta edição, e o descumprimento pode causar a eliminação do candidato.

O horário limite para que o candidato finalize a prova é às 19h, período mais longo que o da próxima fase por causa da redação.

No próximo domingo (24), o Enem continua, com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

*sob supervisão de Daniel Fernandes

 

Mais Recentes da CNN