Posse de Fábio Faria, denúncia contra Sara Winter e mais da tarde de 17 de junho

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo 

Da CNN

Ouvir notícia

A posse de Fábio Faria (PSD-RN) no Ministério das Comunicações, a denúncia contra militante Sara Winter e a queda recorde no setor de serviços estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quarta-feira, 17 de junho de 2020.

Sara Winter

O procurador da República Frederick Lustosa, do Ministério Público Federal no Distrito Federal, denunciou a militante Sara Winter pelos crimes de injúria e ameaça ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A denúncia não tem relação com o inquérito das fake news nem com a investigação dos atos antidemocráticos, pela qual Sara Winter foi presa nesta semana em Brasília. Os promotores sugerem mínimo de R$ 10 mil em multa por danos morais por ofensas nas redes sociais. O procurador também arquivou a representação contra Sara por afronta à Lei de Segurança Nacional.

Economia

O setor de serviços teve queda recorde de 11,7% em abril, na comparação com março segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com abril do ano passado, a queda foi ainda maior: de 17,2%. O tombo em abril foi recorde em todas as atividades, com destaque para serviços prestados às famílias: queda de 44%. Em transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio caiu quase 18%. Só o setor aéreo caiu quase 74%. O recuo é reflexo das medidas de isolamento social e restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta tarde e deve reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira de 3% para 2,25% ao ano, segundo a previsão do diretor do CNN Business, Fernando Nakagawa. Se confirmado, será a menor taxa desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. A decisão do Banco Central será anunciada no fim da tarde. 

Posse de Fábio Faria

O novo ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), tomou posse, no fim da manhã em Brasília. A cerimônia contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), ministros e líderes como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O novo ministro vai cuidar da distribuição de verba publicitária da Presidência e da administração de órgãos como a Anatel, os Correios e a Telebrás.

Dexametasona

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai atualizar as orientações sobre o tratamento de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus para incluir a dexametasona. A medida, segundo a OMS, é reflexo dos resultados do teste clínico da universidade de Oxford que mostrou que eficácia do medicamento em pacientes com Covid-19 em estado grave.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN