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    Precisamos de ações voltadas à equidade racial na aprendizagem, diz especialista

    À CNN Rádio, Natália Fregonesi, do Todos Pela Educação, repercutiu levantamento que apontou defasagem de uma década de alunos pretos e pardos em comparação com jovens brancos

    Todos Pela Educação apontou defasagem de aprendizado entre alunos pretos e pardos e os brancos
    Todos Pela Educação apontou defasagem de aprendizado entre alunos pretos e pardos e os brancos Rovena Rosa/Agência Brasil

    Amanda Garciada CNN

    O Brasil precisa de “real comprometimento” de gestores públicos para atingir “educação de qualidade para todos os alunos”, independentemente da raça.

    Esta é a avaliação de Natália Fregonesi, analista de políticas educacionais do Todos Pela Educação.

    A organização fez um levantamento que apontou que jovens negros e pardos estão dez anos atrás dos estudantes brancos no acesso e conclusão do Ensino Médio no país.

    “A desigualdade permeia todo o nosso sistema educacional, devido ao ciclo de exclusão racial”, disse a especialista, à CNN Rádio.

    De acordo com Natália, “um enorme contingente de estudantes é deixado para trás.”

    “É necessário urgentemente que se pense em ações voltadas para a equidade racial”, defendeu.

    A especialista afirma que, entre as políticas públicas necessárias, estão a “ampliação do diálogo com o poder público para combater o racismo, formação de professores e
    gestores escolares, além de ações contra o racismo estrutural em sala de aula”.

    *Com produção de Isabel Campos