Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeito de Canoas pede evacuação imediata de bairros afetados por alagamentos

    Jairo Jorge (PSD) fez alerta para as regiões de Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho, São Luis e Niterói

    Imagem de drone mostra o bairro inundado de Mathias Velho, em Canoas, Rio Grande do Sul
    Imagem de drone mostra o bairro inundado de Mathias Velho, em Canoas, Rio Grande do Sul 09/05/2024REUTERS/Diego Vara

    Da CNN

    São Paulo

    Jairo Jorge (PSD), prefeito de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, pediu neste domingo (12) para que moradores de sete bairros do município que voltaram às suas casas evacuem imediatamente a região por riscos de novos alagamentos.

    O alerta foi feito para os bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho, São Luis e Niterói.

    Segundo o prefeito, as recentes chuvas que voltaram a cair na região devem fazer com que o volume de água dos rios desemboque no município.

    Jorge citou o acúmulo de águas no Vale do rio Jaquí, Vale do rio Caí, rio dos Sinos e rio Gravataí.

    “As águas retornarão, e se a pessoa ficar, provavelmente terá que ser resgatada”, disse em uma postagem na sua página pessoal no Instagram.

    O número de mortos pelas enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 143, segundo último balanço da Defesa Civil divulgado no na manhã deste domingo (12). O número de municípios afetados foi a 446.

    Segundo o relatório, o estado contabiliza 806 feridos e 131 desaparecidos. Ao todo, 1.115.704 pessoas foram afetadas, sendo que 537.380 estão desalojadas e 81.170 foram para abrigos.

    Desde o início das operações de socorro, já foram resgatadas 76.399 pessoas e 10.555 animais.

    O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu alerta de risco alto para deslizamentos, neste domingo (12) nas regiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste, Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre, com atenção especial à Serra Gaúcha.