Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeitura de Belo Horizonte decreta o fim da epidemia de dengue

    Rio de Janeiro também decretou o término da epidemia de dengue no estado nesta semana

    Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, Zika e chikungunya
    Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, Zika e chikungunya Raul Santana

    Victor Locatelida CNN*

    A prefeitura de Belo Horizonte anunciou o fim da vigência do Decreto de Emergência em Saúde Pública em razão da epidemia de dengue nesta quinta-feira (13). Somente neste ano, o município teve 72.624 casos e 70 mortes por dengue confirmados. 

    A decisão aconteceu por conta da queda nos atendimentos realizados pelas unidades de saúde da capital mineira. No mês de março, foram 193.216 atendimentos realizados, enquanto em maio, esse número caiu para 30.190, uma redução de 84%. 

    O decreto foi publicado em fevereiro deste ano, quando a cidade registrou um aumento expressivo nos números de atendimentos relacionados às arboviroses. Em janeiro, havia sido contabilizados 28.696 infecções, enquanto em fevereiro, mês em que a medida foi realizada, 118.312 casos. 

    Ainda na região Sudeste do país, o governo do Rio de Janeiro decretou o fim da epidemia de dengue no estado em uma decisão publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (11). Houve uma queda de 57% no número de casos da doença no estado durante o mês de maio. 

    Dengue no Brasil 

    O Brasil registrou 5.871.403 casos prováveis de dengue e 3.832 mortes pela doença somente neste ano. Tanto o número de infecções prováveis quanto o de óbitos são os maiores desde o ano 2000, segundo a série histórica do Ministério da Saúde.

    Com relação ao número de mortes sob investigação, para saber se há ligação com a arbovirose, é de 2.894, conforme os dados divulgados pelo painel de Monitoramento de Arboviroses nesta quinta-feira (13).

    Sob supervisão de André Rigue