Prefeitura lava calçadas onde cães foram supostamente envenenados no Rio

Imagens de câmeras de segurança são analisadas em busca de suspeitos

Bruno Laforé e Cleber Rodrigues, da CNN
Agentes da Comlurb realizam limpeza em possível foco de envenenamento de cães na zona oeste do Rio  • Comlurb/Divulgação
Compartilhar matéria

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro (Comlurb) realizou uma operação, no último final de semana, para lavagem de calçadas e canteiros na região do Jardim Oceânico, na zona oeste do Rio de Janeiro. O local seria o foco de um suposto envenenamento de dezenas de cães.

A limpeza foi realizada com sabão líquido "para eliminar os produtos químicos que provocaram a morte de alguns cães por envenenamento na área", conforme a Comlurb.

A companhia informou também que realiza serviços de limpeza de ralos, capina e varrição na localidade.

O prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) publicou um vídeo da atuação dos agentes de limpeza em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (10). Ele informou que a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio da Prefeitura do Rio "está trabalhando na identificação - via câmeras - dos eventuais responsáveis por essa atrocidade".

 

Cães com gastroenterite hemorrágica

Em entrevista à CNN, a médica veterinária Andrea Marinho, que atua na Barra da Tijuca, relatou que os animais começaram a ser levados a seu consultório com quadro de gastroenterite hemorrágica não infectocontagiosa. Os primeiros casos surgiram no final do mês de maio.

Segundo a especialista, os tutores relatavam que os sintomas apareciam 30 a 40 minutos após os cães voltarem de passeios externos pelas ruas do bairro.

A gastroenterite hemorrágica é a inflamação do aparelho digestivo do animal. Quando essa inflamação atinge a camada mais interna dos órgãos, pode haver uma descamação, resultando em sangramentos gastrointestinais.

Casos denunciados

Um grupo de moradores compareceu, na manhã desta segunda-feira (10), à Delegacia de Proteção aos Animais (DPMA), que investiga possíveis casos.

De acordo com a última atualização da Polícia Civil, até o momento, duas pessoas registraram boletins de ocorrência sobre casos deste tipo.

Entre as vítimas do envenenamento estão os dois cães do ator Cauã Raymond. Em seu perfil no Instagram, o ator afirmou que sua cachorra Shakira segue internada, após ter sido envenenada.

“Ela está se recuperando, ainda internada, então vamos fazer um pensamento positivo para ela sair dessa”, afirmou ele.