Produção da Coronavac paralisada, leilão de ferrovias e mais de 8 de abril

5 Fatos Manhã, apresentado por Elisa Veeck, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A paralisação da produção da Coronavac por falta de insumos, o leilão de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o alerta da Anvisa para a vacina da AstraZeneca/Oxford estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta quinta-feira, 8 de abril de 2021.

Coronavac paralisada

A produção da vacina Coronavac está temporariamente paralisada pelo Instituto Butantan por falta de matéria-prima. A entrega de vacinas ainda continuará na próxima semana, já que 2,5 milhões de doses estão prontas. O Butantan se comprometeu a entregar 46 milhões de doses do imunizante até o fim de abril.

Bula da AstraZeneca

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitou que seja incluída na bula da vacina de Oxford/AstraZeneca a possibilidade de ocorrência de casos “muito raros de coágulos sanguíneos associados à diminuição do número de plaquetas no organismo”. Segundo a agência, foram registrados 47 casos suspeitos desses eventos adversos causados por coágulos, num universo de 4 milhões de doses aplicadas no Brasil.

Processo de Witzel

O ex-secretário estadual de saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, disse, em depoimento à Justiça, que a família do governador afastado Wilson Witzel tinha as contas pagas por operadores de um esquema de corrupção. Santos afirmou que as mensalidades do colégio dos filhos de Witzel e até mesmo a comida que abastecia o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, eram bancadas por envolvidos no esquema, que recebiam em contrapartida facilitações para a fraude.

Cultos com público

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje o julgamento sobre a liberação de público em cerimônias religiosas durante a fase mais crítica da pandemia. Ontem, o ministro Gilmar Mendes votou contra os cultos presenciais. O processo vai ser retomado com o posicionamento do ministro Nunes Marques, que já se mostrou a favor da presença de público nessas atividades religiosas.

Leilão de ferrovias

Será leiloado hoje um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que liga as cidades baianas de Ilhéus e Caetité. O prazo de concessão vai ser de 35 anos. Segundo o governo, a venda do espaço de 537 km vai garantir R$ 13 bilhões em investimentos. 

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN