Projeto Corredor Caipira busca restaurar florestas do interior de São Paulo
À CNN Rádio, o engenheiro florestal e consultor da iniciativa, Girlei Cunha, disse que há diversas frentes de atuação


O projeto Corredor Caipira, comandado pela Universidade de São Paulo de Piracicaba, tem como objetivo estimular a restauração florestal na área que inclui, além de Piracicaba, Santa Maria da Serra, Águas de São Pedro e Anhembi.
“A região tem cultura da cana de açúcar, é um polo canavieiro e temos um déficit de vegetação natural intenso em relação ao que deveríamos ter”, disse o consultor da iniciativa Girlei Cunha, à CNN Rádio.
Uma das principais frentes de atuação é o plantio de vegetação nativa. “O déficit é da ordem de 10 mil hectares, o projeto tem meta de restaurar 45 hectares, que parece pouco, mas há cunho educacional.”
O engenheiro florestal defende que “à medida que as áreas são reflorestadas, elas servem como áreas demonstrativas para que proprietários do entorno se mirem no exemplo e adotem postura proativa.”
Os resultados, para Girlei, acontecem a curto, médio e longo prazo.
“A curto prazo temos os vínculos e ligações com todas as iniciativas e vinculando-as conosco e com o poder público”, disse.
Já a médio prazo, “há o aumento dos proprietários rurais que vão aderir às iniciativas florestais.”
“A longo prazo, essas áreas de restauração começarão a produzir serviços ecossistêmicos, com melhoria do microclima e melhor produção de água.”
O engenheiro florestal destacou a necessidade de participação da sociedade que, segundo ele, está preocupada com o meio ambiente e percebe os riscos.
*Com produção de Ramana Rech