Putin diz que luta contra genocídio, Polônia recebe 2 milhões de refugiados e mais de 18 de março

5 Fatos Tarde, apresentado por Bruna Macedo, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Fernanda Pinottida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Putin diz que russos lutam contra genocídio na Ucrânia e Polônia recebe mais de 2 milhões de refugiados estão entre os destaques da tarde de 18 de março de 2022.

Putin diz que luta contra genocídio

O presidente russo, Vladimir Putin, participou de um evento que celebra a anexação da Crimeia à Rússia, ocorrida em 2014. Em discurso em Moscou, ele afirmou que os russos lutam em áreas ucranianas contra o genocídio. O reconhecimento da Crimeia como território russo é uma das exigências de Putin para encerrar a guerra contra a Ucrânia.

Rússia não aceitará visão de mundo Ocidental

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse, nesta sexta-feira (18), que a Rússia perdeu todas as ilusões de depender do ocidente e que Moscou nunca aceitará uma visão de mundo dominada pelos Estados Unidos.

Refugiados

Mais de 2 milhões de refugiados entraram na Polônia vindos da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, disse a guarda de fronteira polonesa nesta sexta-feira (18). Segundo a Organização Internacional para Migrações, o número de refugiados que fogem da guerra na Ucrânia já ultrapassou 3 milhões de pessoas.

Vacinação infantil

Cerca de dois meses após o início da vacinação infantil contra a Covid-19, menos da metade do grupo entre 5 e 11 anos recebeu a primeira dose, quase 43%. Já em relação à segunda dose, cai para pouco mais de 6%. Os dados são do Ministério da Saúde.

Desemprego

Doze milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. A taxa de desocupação ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro. O número é o menor para o período desde 2016, e fica 0,9% abaixo da taxa registrada no trimestre anterior, encerrado em outubro. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN