Queda de temperatura na região Sul provoca geada em cidades de Santa Catarina

No entanto, meteorologista diz que novos episódios de geadas devem ocorrer apenas em pontos elevados do Estado

Da CNN

Ouvir notícia

A temperatura na Serra Catarinense despencou no último fim de semana. Com a queda, alguns locais registraram pontos de geada. No Vale dos Caminhos da Neve, perto de São Joaquim, a vegetação amanheceu com uma camada de gelo. A menor temperatura foi registrada pela rede Estações Keiser, em Bom Jardim da Serra, com quase -9ºC.

Em entrevista à CNN, na manhã desta segunda-feira (10), o meteorologista André Madeira afirmou que, apesar da queda nas temperaturas registrada em Santa Catarina, estes episódios de geada apenas deverão ocorrer em pontos elevados do Estado. Sendo assim, não há previsão de frio extremo toda a região.

Leia também:

Serra catarinense registra frio de 8ºC negativos

“Estamos no inverno, a época de temperatura baixas no Sul do país. Especialmente nesses pontos mais elevados das serras, além das regiões de Baixada. Este frio acontece em pontos bem específicos da região e que acaba desenvolvendo estas geadas. Para a semana, nós não temos expectativa de frio intenso. Teremos uma frente fria, mas no geral, não de uma maneira tão intensa”, explicou. 

Madeira também alertou para a formação de queimadas. De acordo com ele, o mês de agosto é marcado por uma queda na quantidade de chuvas. “Estamos em uma época de seca e de pouca chuva. O tempo seco favorece a formação das queimadas. Teremos um mês de agosto de pouca chuva no Sudeste e Centro-Oeste, o que já era esperado”, finalizou.

(Edição: André Rigue)

Mais Recentes da CNN