Reajustes dos combustíveis, posse de Gabriel Boric no Chile e mais de 11 de março

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Fabrizio Neitzkeda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O primeiro dia de reajuste nos valores da gasolina e do diesel e a posse do novo presidente do Chile, Gabriel Boric, estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 11 de março.

Reajuste da gasolina

O reajuste do preço da gasolina e do diesel anunciado ontem pela Petrobras começa a valer nesta sexta-feira (11). O aumento aplicado às distribuidoras – que chega a 18% para a gasolina e 25% para o diesel – foi justificado pela estatal como necessário para impedir o desabastecimento do país e é o primeiro após 57 dias sem mudanças.

Regras do ICMS

Após aprovação no Congresso Nacional, o projeto que altera a cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS) sobe os combustíveis vai à sanção presidencial. O texto prevê a criação de uma cobrança única do imposto para conter o aumento nos preços. Além disso, outros tributos, como o PIS/Pasep e o Cofins devem ser isentos até o fim do ano.

Corredores humanitários

Mais uma vez, a Rússia prometeu a abertura de novos corredores humanitários para a saída de civis da Ucrânia. O Ministério da Defesa disse que garantirá as rotas de retirada nos territórios sob seu controle, enquanto uma lista prévia de pessoas e veículos deve ser exigida.

Ajuda à Ucrânia

Nos Estados Unidos, o Senado aprovou uma lei que inclui ajuda à Ucrânia. O pacote destina mais de 13 bilhões de dólares – o equivalente a R$ 65 bilhões – para auxílio humanitário, econômico e de defesa ao país do leste europeu. O projeto deve ser assinado pelo presidente Joe Biden.

Posse de Boric

No Chile, o presidente eleito Gabriel Boric tomará posse hoje no Palácio de La Moneda, a sede do governo nacional, em Santiago. Aos 36 anos, o político de esquerda e ex-líder estudantil se tornará o presidente mais jovem a comandar o país. Ele foi eleito em dezembro de 2021, superando José Antonio Kast, e substituirá Sebastián Piñera, que chega ao fim de seu segundo mandato.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN