Retorno da vacinação no RJ: Idosos se aglomeram em fila com medo de faltar dose

Autoridades dizem que novas doses dos imunizantes contra o coronavírus devem chegar ‘em breve’

Beatriz Puente, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

 A cidade do Rio de Janeiro registrou longas filas de espera e aglomerações nos postos de saúde durante a retomada da vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (25). A capital teve o calendário interrompido por uma semana. A falta dos imunizantes após a terça-feira de Carnaval (16) fez com que muitos idosos corressem para assegurar a dose com receio de nova escassez.

Muitos idosos compareceram aos pontos estratégicos de vacinação do Rio. Na zona Sul, as pessoas ocuparam as calçadas e filas longas se formaram. O secretário de saúde do município, Daniel Soranz, afirmou que esperava o movimento intenso e orientou para que as pessoas dessem preferência para o horário da tarde, quando os postos estão mais vazios.

Segundo Soranz, não há motivo para a correria porque a vacina não vai acabar. “Já era esperado. A nossa orientação é que as pessoas não precisam procurar as unidades básicas e nem os drives-thrus no período da manhã pois à tarde mais vazio e não tem fila.

O secretário municipal de Saúde do Rio disse o tempo médio pra vacinação na cidade é inferior a 15 minutos. No drive-thru da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na capital, as filas de carros davam voltas no quarteirão. A CNN registrou imagens dos carros enfileirados no local. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio registrou trânsito intenso na região.

Idosos fizeram fila e aglomeração com medo de faltar vacina
Idosos fizeram fila e aglomeração com medo de faltar vacina
Foto: CNN

O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, prometeu mais vacinas e a chegada seria breve. Segundo ele, o estado está pronto para distribuir as doses e quatro cidades vão receber por via terrestre, enquanto as demais chegariam aos municípios com auxílio de aeronaves.

Com 105 mil imunizantes (84 mil da Oxford/AstraZeneca e 21 mil da CoronaVac), a expectativa é de vacinar os idosos maiores de 80 anos até o final de semana. Segundo a prefeitura, a quantidade é suficiente para atender o público entre 82 e 80 anos. Já foram vacinados ao todo, mais de 270 mil pessoas.

Em Belford Roxo, filas enormes surgiram desde as primeiras horas do dia para garantia de senha para a vacinação. Em Niterói, a aplicação da segunda dose em profissionais de saúde acima de 60 anos está prevista para ser retomada na sexta-feira (26).

O município de São Gonçalo também continua com a segunda dose em idosos e trabalhadores de saúde. Em Duque de Caxias a retomada da vacinação está marcada para esta sexta-feira (25).

Sob supervisão Thayana Araujo, da CNN, no Rio

Mais Recentes da CNN