Virologista: Vacina combinada contra gripe e Covid-19 pode ocorrer no futuro

Uma vacina combinada contra gripe e Covid-19 pode ser uma possibilidade no futuro, diz virologista do Reino Unido

Amy Cassidy, da CNN
25 de fevereiro de 2021 às 08:01
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra o coronavírus
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra o coronavírus
Foto: Yousef Mosoud/Thenews2/Estadão Conteúdo

Uma vacina combinada contra a gripe e a Covid-19 é uma possibilidade futura, disse uma importante virologista britânica.

Wendy Barclay, chefe do Departamento de Doenças Infecciosas do Imperial College London, disse aos legisladores do Reino Unido: “[O] cenário mais provável é que uma vacina combinada seja dada no futuro, que combinaria a gripe, com um SARS – atualizado CoV-2. "

“Mas isso realmente é olhar para uma bola de cristal até certo ponto. Acho que o próximo ano realmente nos dirá muito mais sobre a epidemiologia de como essas novas variantes do coronavírus se estabelecerão”, afirmou.

Segundo a especialista, estudos devem ser desenvolvidos no futuro para a combinação dos imunizantes. A vacinação contra a gripe é anual, e muitos cientistas acreditam que o mesmo ocorrerá com a vacinação contra o coronavírus, devido às variantes do vírus.

“[Temos de entender] com que rapidez o vírus pode sofrer mutação e exigir atualizações de vacinas, e por quanto tempo a imunidade para as vacinas atuais que estamos vai durar para uma grande proporção da população e, portanto, quão necessário será dar reforços”, completou Barclay.