Rio atinge mais de 99% da população adulta vacinada com a primeira dose

Até agora, 5.504.712 pessoas receberam a primeira aplicação ou dose única da vacina contra a Covid-19 na capital fluminense

Vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro
Vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro Prefeitura do Rio de Janeiro

Mylena Guedesda CNN*

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Na cidade do Rio de Janeiro, 99,4% da população adulta está vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, de acordo com dados da Prefeitura. A marca foi atingida na tarde desta segunda-feira (20).

Até o momento, 5.366.057 pessoas foram aos postos de saúde para receber a primeira dose de algum imunizante contra o vírus, enquanto 138.655 foram vacinadas com a Janssen, administrada em dose única.

Em relação ao esquema vacinal completo, a porcentagem cai consideravelmente, com 61,9% da população carioca adulta imunizada contra o vírus, incluindo a dose única. Ao todo, 3.269.823 pessoas estão totalmente imunizadas.

Para ampliar a cobertura vacinal, o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para pessoas com 50 anos ou mais na cidade do Rio. A medida começa a valer nesta terça-feira (21).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 23 mil pessoas nessa faixa etária tomaram a primeira dose da vacina após a data prevista no calendário e, por isso, ainda não tinham atingido o prazo inicialmente estabelecido para completar o esquema vacinal.

A partir de agora, quem tem 50 anos ou mais pode receber a segunda dose com um intervalo de 21 dias em relação a primeira, sem precisa esperar o tempo de 12 semanas, como é previsto no município para pessoas de outras idades. O intervalo de 21 dias está previsto na bula do imunizante.

Calendário vacinal

Nesta terça-feira (21), a vacinação será destinada a repescagem para todos os adultos, além de gestantes, puérperas, lactantes e deficientes a partir dos 12 anos. Já a dose de reforço será aplicada em idosos a partir dos 88 anos de idade.

Até o final da semana, a expectativa da prefeitura é que todos os idosos a partir de 84 anos recebam a terceira dose. No momento, o reforço foi aplicado em 22.766 idosos.

Em relação aos adolescentes, a vacinação do grupo será retomada na quarta-feira (22). O retorno será possível porque o município retirou doses da Pfizer, única aprovada para aplicação em jovens de 12 a 17 anos, nesta segunda.

 

*Sob supervisão de Isabelle Resende

Mais Recentes da CNN