Rio dos Sinos sobe 2 cm por hora e afeta 180 mil pessoas em São Leopoldo (RS)

Enchente histórica no Rio Grande do Sul deixa 34 mil casas submersas e 12 mil desabrigados só em São Leopoldo; prefeito afirma que a situação é de "guerra absoluta"

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, está subindo cerca de 2 centímetros por hora devido às fortes chuvas que atingem a região. A situação é crítica, com mais de 180 mil pessoas já afetadas pelas enchentes.

Segundo o prefeito Ary José Vanazzi (PT-SR), a cidade enfrenta uma "situação de guerra absoluta". Ele relatou que 34 mil casas estão totalmente submersas e mais de 12 mil pessoas estão desabrigadas em abrigos na cidade.

Tragédia sem precedentes

O volume de chuvas que atingiu a região é inédito na história de São Leopoldo. O nível do rio pode subir ainda mais, alcançando os 8,08 metros registrados no pico da enchente no último final de semana, a maior da história local.

As autoridades alertam para que a população não retorne às residências, mesmo com a aparente diminuição do nível da água, pois novas chuvas são esperadas. Sete pessoas foram encontradas sem vida até o momento.

O prefeito destacou o trabalho incansável dos funcionários públicos, dos quais 60% perderam suas próprias casas, mas continuam atuando no atendimento à população.

Ele também rebateu os relatos sobre o rompimento do sistema de contenção de cheias (DIC), afirmando que a estrutura resistiu, evitando uma tragédia ainda maior.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.