Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio quer usar drones para reflorestar a cidade e diminuir efeitos do calor

    Medida faz parte de um plano de contingência que será adotado na capital fluminense, que teve recorde de sensação térmica em novembro

    Prefeitura do Rio anunciou medidas para enfrentamento do calor
    Prefeitura do Rio anunciou medidas para enfrentamento do calor Renan Areias/Agência O Dia/Estadão Conteúdo - 12.nov.2023

    Rachel AmorimIsabelle Salemeda CNN

    Nesta segunda-feira (27), a prefeitura do Rio de Janeiro, anunciou um pacote de medidas que serão adotadas para amenizar as ondas de calor. Uma das principais estratégias divulgadas conta com o uso de drones para fazer o reflorestamento pela cidade, os chamados “drones florestais”.

    A divulgação foi realizada em uma coletiva de imprensa com a presença dos secretários Daniel Soranz, de Saúde; Tainá de Paula, de Meio Ambiente e Clima; e o chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR), Marcus Belchior.

    De acordo com a prefeitura, o drone permite um ganho de escala para o lançamento de sementes. Por exemplo, onde uma pessoa percorre 1 hectare por dia, o drone consegue fazer 50 hectares. O aparelho é capaz de lançar 100 mil sementes em apenas 5 horas.

    Além disso, também foram anunciadas medidas de ampliação de áreas verdes, inclusive em favelas. Segundo a prefeitura, haverá prevenção e controle de ocupação de áreas de risco e recuperação de espaços degradados.

    Pontos de hidratação

    O plano de Contingência para o calor extremo conta ainda com mais de 100 pontos de hidratação distribuídos em clínicas da família e centros municipais de saúde.

    Entre as medidas adotadas, está prevista a distribuição de água e isotônicos para pessoas em situação de rua, além de roupas, chinelos e protetor solar. Serão espalhados potinhos de água para pets e vans distribuindo bebidas isotônicas pela cidade.

    As iniciativas foram planejadas depois das altas temperaturas registradas neste mês de novembro no Rio. No último dia 18, a temperatura máxima chegou a 42°C e a sensação térmica foi de 59,7ºC.