Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ: o que muda no trânsito da Avenida Brasil com nova regra para faixa seletiva

    Hoje (24) é o primeiro dia útil sob as novas normas

    Avenida Brasil: uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro
    Avenida Brasil: uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro Reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro

    Duda Cambraiada CNN

    A Prefeitura do Rio de Janeiro implantou novas regras de trânsito para a Avenida Brasil, uma das mais importantes vias expressas da cidade. O novo modelo foi anunciado no dia 11 de abril e implementado nesta terça-feira (23), no feriado estadual de São Jorge. Hoje (24), portanto, é o primeiro dia útil sob a nova norma.

    A principal alteração é o fim da faixa seletiva exclusiva para ônibus e táxis nos fins de semana e feriados, e nos horários entre 10h e 16h e entre 20h e 5h durante a semana. Conhecida como faixa seletiva, ela fica ao lado da faixa destinada ao transporte coletivo BRT.

    Nestes dias e horários específicos, veículos de passeio estarão autorizados a circular na faixa de táxis e ônibus. Caminhões não podem acessar a seletiva em qualquer horário, e devem seguir utilizando exclusivamente as duas faixas da direita na pista central.

    Como funciona a Avenida Brasil:

    Faixa à esquerda da calha

    • Todos os dias, 24h: exclusiva para o BRT. Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

    Faixa à direita da calha

    • Dias úteis, de 5h às 10h, e de 16h às 20h: exclusiva para ônibus convencionais e rodoviários, táxis e veículos de serviço (quando em operação). Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.
    • Dias úteis, de 10h às 16h, e de 20h às 5h, fins de semana e feriados: permitida a circulação de todos os veículos, exceto caminhões. Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

    Duas faixas à direita da pista central

    • Todos os dias, 24h: permitida a circulação de todos os veículos. Velocidade máxima de 80 km/h.

    Veja o que muda na Avenida Brasil:

    Nos dias e horários permitidos para a circulação de veículos de passeio nas faixas de ônibus da Avenida, os condutores precisam ficar atentos limite de velocidade, que vai permanecer de 60 km/h, com redução para 40 km/h nos locais próximos às estações.

    As duas faixas à direita da pista central, onde é permitida a circulação de todos os veículos 24 horas por dia, seguem com a velocidade máxima de 80 km/h.

    A faixa seletiva tem 14,4 quilômetros de extensão, entre o Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e o Caju (Viaduto da Treliça). A pista do BRT segue exclusiva para os articulados em todos os horários.