Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RS: boneca é devolvida para criança após escola ser invadida por água em São Leopoldo

    Mãe da menina pediu que procurassem a boneca, que foi encontrada durante vistorias em escolas atingidas pelas enchentes

    Boneca é devolvida à criança depois que escola foi invadida por água no RS
    Boneca é devolvida à criança depois que escola foi invadida por água no RS Diogo Garcia Fernandes

    Letícia Cassianoda CNN*

    Mesmo em uma das maiores catástrofes já vistas no Brasil, uma menina se reencontrou com a boneca preferida, perdida nas enchentes. O caso aconteceu durante as vistorias da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed) nas escolas municipais atingidas pelas inundações que cobriram o estado do Rio Grande do Sul de água.

    Como na maioria das cidades gaúchas, os órgãos públicos estão se dedicando a recuperar prédios e espaços públicos, trabalho que é diariamente compartilhado nas redes sociais. Em um desses vídeos da Smed, Fabiana Silveira Nerbas, moradora de São Leopoldo, viu a chance de resgatar a boneca preferida da filha Maitê, de 5 anos.

    Maitê é aluna da rede municipal e havia esquecido sua boneca, apelidada de Heleninha, na Escola Municipal de Educação Infantil Brinco de Princesa no último dia letivo antes da suspensão das aulas. Fabiana então mandou um áudio para a Secretaria pedindo para que resgatassem Heleninha no dia da vistoria.

    A EMEI Brinco de Princesa, localizada no bairro Vicentina, é uma das 18 escolas municipais mais atingidas pela água. Dentro da escola, a inundação chegou a marca dos 2,4 metros e destruiu boa parte das salas, equipamentos, brinquedos e documentos.

    O reencontro

    Heleninha enfim foi encontrada embaixo de entulho e coberta de lama na sala do Infantil 5, onde Maitê frequentava as aulas e costumava levar a boneca para brincar com as colegas.

    O coordenador do processo de remoção de entulhos e limpeza das escolas, Luciano Rambo, foi quem se encarregou de procurar o brinquedo. “Este foi o único pedido deste tipo que recebemos e, sabendo da importância sentimental que uma boneca tem para uma criança, nos sensibilizamos e buscamos, com muito carinho, promover um reencontro entre a Heleninha e sua dona.”

    Boneca é devolvida à criança depois que escola foi invadida por água no RS / Diogo Garcia Fernandes

    Ele conta que a equipe levou a boneca muito suja para a sede da Smed e que a servidora Jucelaine Aparecida da Costa Soares, da equipe de higienização da secretaria, se prontificou a fazer a limpeza e higienização de Heleninha.

    Na segunda semana de junho, Maitê e Heleninha finalmente se reencontraram. A criança foi recebida na secretaria para receber a boneca nova em folha, a qual ela carinhosamente chama de ‘filha’. “Eu quero agradecer o que vocês fizeram. A Heleninha completa um ano comigo nesta semana e eu estava muito triste. Agora vamos comemorar!”, agradeceu a pequena.