Com 15 mil novos casos em um dia, São Paulo adianta reclassificação do Plano SP

Próxima atualização era prevista somente para 5 de fevereiro

Anna Satie, da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

 

O governo de São Paulo adiantará a nova reclassificação do Plano São Paulo para esta sexta-feira (15), disse o governador João Doria (PSDB) nesta quarta (13). 

Foram registrados 15.275 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, o maior número desde 17 de dezembro. Ao todo, o estado soma 1.577.119 diagnósticos confirmados da doença. 

A média diária está acima dos 10 mil casos e as mortes, acima de 200. De acordo com o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, esses números são semelhantes aos de agosto de 2020, “quando estávamos no pico da pandemia”. 

Na última sexta-feira (8), quando foi anunciada a atualização mais recente do plano, era previsto que novas orientações só fossem anunciadas em 5 de fevereiro. 

“Já sabíamos que a situação era preocupante”, disse o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do estado, Paulo Menezes. “Tínhamos uma grande preocupação com o fim de ano e as aglomerações e, nos últimos dias, observamos que continuamos essa tendência [de crescimento] e que seria necessário adiantar a reclassificação para algumas regiões do estado”. 

Gorinchteyn também se manifestou de forma semelhante. “Estamos tendo revelações que números maiores estarão presentes. Precisamos que toda a população esteja atenta e seguindo normas sanitárias”. 

 

Mais Recentes da CNN