Segundo dia de prova do Enem acontece neste domingo (28)

Provas de matemática e ciências da natureza serão aplicadas nesta segunda fase do exame

Mariana Tokarniada Agência Brasil

Ouvir notícia

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 realizam as provas de matemática e ciências da natureza, neste domingo (28).

As provas serão aplicadas tanto para os candidatos inscritos na versão impressa quanto na versão digital do exame. As questões serão iguais nas duas modalidades.

Assim como no primeiro dia de prova, os portões vão abrir às 12h e fechar às 13h (horário de Brasília). O início do exame será às 13h30, após os procedimentos de segurança.

No primeiro dia de Enem, os alunos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram ao exame.

Assim como no último domingo (21), é obrigatório o uso de máscara de proteção facial. O documento de identidade e a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente também são itens obrigatórios. No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária.

O Enem impresso é realizado em 11.074 locais em 1.747 municípios. Nessa modalidade, são mais de 460 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame, entre coordenadores estaduais, municipais, aplicadores, corretores de redação e supervisores.

Já o Enem digital envolve mais de 17 mil pessoas na realização das provas. O exame nesse formato será aplicado em 831 locais de prova em 99 municípios.

Este será o segundo Enem aplicado neste ano, já que as provas de 2020 foram adiadas por causa da pandemia e acabaram sendo realizadas em janeiro e fevereiro.

O que é preciso saber

O Enem 2021 tem regras especiais por conta da pandemia. O uso de máscara facial é obrigatório nos locais de aplicação e participantes que estiverem com Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.

Além da máscara, é necessário levar documento de identificação original, com foto, como a Carteira de Identidade (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Não são aceitos documentos digitais.

O Cartão de Confirmação da Inscrição também é necessário. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

É recomendado ainda que levar lanche e água, pois o tempo de prova pode ser longo.

Caso necessite comprovar que participou do exame, o estudante pode, também, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Mais Recentes da CNN