Senado equipara injúria racial a racismo, TCU investiga Enem e mais de 19 de novembro

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Da CNN

Ouvir notícia

A aprovação pelo Senado do projeto que equipara crimes de injúria racial e racismo, a abertura de uma investigação para apurar irregularidades no Enem e no Inep e a Black Friday no Brasil estão entre os destaques da manhã desta sexta-feira (19).

Enem

O Tribunal de Contas da União abriu investigação para apurar irregularidades na organização do Enem e no Inep, instituto responsável pela aplicação da prova. A decisão foi após um pedido de deputados da oposição. O Enem está marcado para os dois próximos domingos (21 e 28 de novembro) em todo o país.

Black Friday

Pesquisa aponta que mais da metade dos consumidores pretendem aproveitar as promoções da Black Friday para antecipar as comprar de Natal. As mulheres representam 68% das pessoas que planejam garantir os descontos.

Covid-19 no Brasil

Segundo levantamento da CNN, 18 estados registraram queda na taxa de letalidade por Covid-19 na primeira quinzena de novembro, em comparação ao mesmo período de outubro. A taxa é calculada com base no número de novas mortes, em relação às novas infecções confirmadas pela doença.

Covid-19 na Alemanha

O número de novos casos de Covid-19 bateu recorde na Alemanha, com 65 mil novos casos em 24 horas, 22% a mais do que no dia anterior. Especialistas ainda acreditam que haja subnotificação e que o número real possa ser até três vezes maior.

Racismo

Em meio às reflexões trazidas pelo dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Senado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que tipifica a injúria racial como racismo. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN