Sidney Rezende: Milícia atua totalmente na comunidade Rio das Pedras

No quadro Liberdade de Opinião desta quinta-feira (3), o jornalista falou sobre o desabamento de um prédio de quatro andares na comunidade

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

No quadro Liberdade de Opinião desta quinta-feira (3), o jornalista Sidney Rezende falou sobre o desabamento de um prédio de quatro andares na comunidade Rio das Pedras, zona Oeste do Rio de Janeiro. O incidente aconteceu na madrugada de hoje.

Segundo Rezende, a região próxima da Barra da Tijuca vive os problemas típicos de outras comunidades da cidade, que é a falta de estrutura e de serviços básicos como coleta seletiva de lixo, serviços de água, luz, energia e habitações legalizadas. Dentro deste contexto, elas vivem sob atuação de milícias que cobram por alguns destes serviços, sem a devida fiscalização. 

“É um dos lugares onde a milícia atua totalmente. Você não vai ver ali ninguém aparecer com fuzil porque não tem tráfico de drogas, já que foi combatido por milícias. E a milícia cobra por esse serviço, cobra pela energia, pelo botijão de gás.”, iniciou Rezende.

Segundo o analista, estes são problemas históricos na cidade e a falta de atuação do poder público agrava a situação.

“A solução seria o poder político se tornar presente e desenvolver programas de serviços imediatos e planejamento urbanístico. Mas eu diria que não tem solução no curto prazo, a não ser que o poder público atente o seu olhar para as pessoas mais pobres e modestas”.

Sidney Rezende no quadro Liberdade de Opinião
Sidney Rezende no quadro Liberdade de Opinião
Foto: CNN Brasil (03.jun.2021)

Segundo Rezende, “isso jamais aconteceria na zona Sul do Rio, pois já teriam tomado providências”.

O comentarista lembra que é na zona Sul carioca onde “moram pessoas de melhor condição financeira e maior poder de pressão”.

O Liberdade de Opinião tem a participação de Sidney Rezende e Alexandre Garcia. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou de seus funcionários.

(Publicado por Camila Neumam)

Mais Recentes da CNN