Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SP deve registrar menor máxima nesta terça (9); veja a previsão em todo o país

    Temperatura não deve passar dos 16°C durante o dia

    Pedestres se protegem do frio e da chuva no centro da cidade de São Paulo, em foto de 2022
    Pedestres se protegem do frio e da chuva no centro da cidade de São Paulo, em foto de 2022 Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

    Julia Fariasda CNN* Em São Paulo

    Os estados brasileiros devem sofrer contrastes de temperatura, nesta terça-feira (09), e uma frente fria pode resultar na menor máxima registrada no estado de São Paulo neste ano, segundo a Climatempo.

    Devido a uma frente fria que fica estacionada entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, ambos estados podem ter chuvas hoje (9), além de Minas Gerais.

    Já no Sul do país, o frio deve predominar. Há previsão de chuva forte, geada, chuva congelada e até mesmo possibilidade de neve.

    Em relação ao Centro-Oeste, será notado um grande contraste de umidade e de temperatura, e a maior parte da região fica seca e quente. Já no Nordeste a chuva deve ocorrer apenas no litoral, enquanto o interior deve registrar tempo seco e quente. A região Norte do Brasil registra pancadas de chuva em quase todos os estados.

     

    Confira a previsão do tempo em cada uma das regiões:

    • Região Sul: A previsão para esta terça-feira (9) é que baixas temperaturas sejam sentidas por todos os estados da região, com maior intensidade no Rio Grande do Sul. Essas condições são resultado de uma frente fria que permite a permanência de nuvens e condições de chuva na região.Nos estados do Paraná e Santa Catarina, o céu permanece nublado durante o dia com grande incidência de chuva. Em Curitiba, a máxima deve chegar a 10°C, enquanto em Florianópolis a máxima deve ser de 13°C, onde há risco de chuvas fortes. No Rio Grande do Sul, o dia tem predomínio de céu nublado na serra e no Planalto e pancadas de chuva à tarde e à noite. A região metropolitana, Porto Alegre, o litoral norte e o noroeste gaúcho registram um dia nublado, com registros de garoa, em que as baixas temperaturas podem provocar fortes geadas durante o amanhecer.

     

    • Região Sudeste: Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo devem sofrer nebulosidade significativa nesta terça-feira (9), como resultado de uma frente fria que permanece sobre o oceano. Quase todo o estado de São Paulo tem uma terça-feira com o céu nublado e chuva.Em São Paulo, onde, segundo a Climatempo, deve ser registrada a menor máxima deste ano, com 16°C, há risco de chuvas fortes, além de baixas temperaturas que devem ser sentidas por diversas áreas do estado. Já no extremo norte de São Paulo, não deve chover, e o sol aparece entre nuvens. Nas regiões do Vale do Paraíba, na Mantiqueira e no Litoral Norte, há indícios de chuva que contrastam com aparições de sol durante o dia. No estado do Rio de Janeiro, o que também inclui a capital, o dia permanece com nuvens e chuva a qualquer hora, com intensidade moderada. A máxima deve chegar a 24°C, enquanto a mínima a 18°C. Já em relação aos estados do Espírito Santo e Minas Gerais registram sol e calor, com chuvas isoladas e passageiras em determinadas regiões, onde as capitais devem chegar até 29°C, em Vitória (ES), e 28°C em Belo Horizonte (MG).
    • Região Centro-Oeste: Para hoje (9), a região registra contraste de umidade e de temperatura. No estado do Mato Grosso, o frio deve permanecer, com indícios de chuva que se estendem até a região do Pantanal.O mesmo deve acontecer em Goiás e no Distrito Federal, locais onde o sol, o calor e a baixa umidade no ar (com índices entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia) ficam evidentes nesta terça (9). Já no Mato Grosso do Sul, onde a máxima deve chegar a 17°C, as temperaturas permanecem baixas, com grande incidência de nuvens. De acordo com a Climatempo, a capital do estado pode registrar a menor temperatura máxima de 2024.
    • Região Norte: No estado do Amazonas (quase em sua totalidade), em Roraima, no Acre e em determinadas regiões do Pará, o dia tem registro de sol, calor e pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite.Em Rondônia o sol permanece durante todo o dia. No entanto, uma frente fria deve diminuir a intensidade do calor. A capital do estado registra uma máxima de 33°C, enquanto a mínima deve chegar a 23°C.
    • Região Nordeste: Para esta terça-feira (9), o estado deve ter predomínio de sol e ar seco, onde a incidência de chuva deve ser registrada apenas nas proximidades do litoral e a maioria das áreas apresentam sol em grande intensidade.De acordo com o portal de meteorologia, as chuvas devem ser registradas na zona da mata e no agreste, do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Em Natal, a máxima deve atingir 30°C e a atenção deve ser voltada para os estados de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, onde a chuva deve ser moderada a forte.

    *Sob supervisão de Carolina Figueiredo