STF julga recurso sobre depoimento de Bolsonaro e mais da tarde de 8 de outubro
5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, traz as principais notícias do Brasil e do mundo
A votação no Supremo Tribunal Federal que vai decidir como o presidente Jair Bolsonaro prestará depoimento no inquérito que investiga uma suposta interferência na Polícia Federal e a alta nas vendas do comércio estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 8 de setembro de 2020.
Bolsonaro
O Supremo Tribunal Federal (STF) decide hoje se Bolsonaro vai depor por escrito ou pessoalmente no inquérito que investiga suposta interferência na Polícia Federal. A defesa do ex-ministro Sergio Moro quer que o depoimento do presidente seja pessoalmente. A sessão acontece a partir das 14h. Bolsonaro disse estar tranquilo, segundo o colunista Igor Gadelha, da CNN.
Investigação no AM
O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PTB), foi um dos alvos de busca em uma operação que investiga a existência de uma suposta organização criminosa dentro do governo estadual para desviar recursos destinados ao combate à pandemia da Covid-19. Os investigados são suspeitos de práticas como peculato, lavagem de dinheiro e de promover a dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei.
Comércio
As vendas do comércio varejista cresceram 3,4% em agosto, na comparação com julho, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a quarta alta seguida, o setor praticamente conseguiu eliminar as perdas com a pandemia. No acumulado no ano, o comércio registra queda de apenas 0,9%.
Eleições nos EUA
O presidente norte-americano Donald Trump disse que não vai participar de debate virtual com Joe Biden. Comissão de debates presidenciais havia decidido que os dois candidatos participariam de forma remota, em lugares diferentes porque Trump ainda está infectado com Covid-19.
Nobel de Literatura
O Prêmio Nobel de Literatura 2020 foi para a poeta americana Louise Glück. Ela estreou na literatura em 1968 e é autora 12 coletâneas de poemas e de alguns volumes de ensaios sobre o fazer poético. Aos 77 anos, é professora da Universidade Yale, nos Estados Unidos. A autora é a 4ª mulher a ganhar o Prêmio Nobel em 2020.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br