Ciclone no litoral do Brasil: veja áreas que devem ser afetadas

Chuva ainda deve atingir norte leste de Minas Gerais, Espírito Santo, norte e noroeste do Rio de Janeiro

Ana Julia Bertolaccini, da CNN Brasil*, em São Paulo
Norte de minas, norte do Rio e todo Espírito Santo estão em alerta  • Inmet
Compartilhar matéria

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou para a formação de um ciclone extratropical no litoral do Sudeste. De acordo com o Climatempo, uma frente fria ainda se desloca em direção ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais.

A previsão aponta que os maiores volumes de chuva devem atingir o norte leste de Minas Gerais, o Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, e o norte e noroeste do Rio de Janeiro, onde a chuva forte já foi observada durante o último domingo (23).

Riscos

Para esta terça, o risco de chuva de moderada a forte é previsto nas demais áreas do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e a região serrana fluminense; na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira e no centro-oeste de Minas Gerais.

Já o litoral paulista também deve registrar chuvas de moderada a forte, no entanto, com menor volume do que o registrado na segunda-feira (24) e no último domingo.

Alerta de ressaca

Segundo o Climatempo, além da chuva, o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro ficam com o mar agitado. No litoral paulista, a Marinha do Brasil alertou para o risco de ressaca entre Cananéia e Ilhabela. O aviso, que iniciou na noite de segunda, é válido até às 21h desta terça, quando as ondas podem atingir picos de 2,5 a 3 metros.

Já o litoral do Rio de Janeiro, a Marinha alertou para ressaca entre Angra dos Reis e Campo dos Goytacazes, a partir das 21h desta terça. O aviso tem prazo até às 6h da manhã desta quarta, quando as ondas podem alcançar de 2,5 a 3 metros.