Minas Gerais tem 245 mortes por diarreia em 2025
Mais de 386 mil casos da doença foram registrados nas unidades de saúde monitoradas no estado neste ano até o momento

Minas Gerais registrou 245 mortes por Doenças Diarreicas Agudas (DDA) em 2025. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 386.447 casos foram registradas nas unidades de saúde monitoradas no estado.
Em 2024, foram 822.036 casos e 645 óbitos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a principal preocupação é com crianças menores de 5 anos e idosos com mais de 60, por apresentarem maior risco de desidratação.
As Doenças Diarreicas Agudas (DDA) são causadas por vírus, bactérias ou parasitas e se manifestam por meio de aumento no número de evacuações, geralmente mais de três vezes ao dia, com fezes líquidas ou pastosas, e duração de até 14 dias.
Como se prevenir
Além das instituições de saneamento e de saúde, algumas ações individuais podem ajudar na prevenção da doença:
- Lavar sempre as mãos com sabão e água limpa principalmente antes de preparar ou ingerir alimentos, após ir ao banheiro, após utilizar transporte público ou tocar superfícies que possam estar sujas;
- Lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
- Proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais;
- Tratar a água para consumo;
- Guardar a água tratada em vasilhas limpas e com tampa, sendo a “boca” estreita para evitar a recontaminação;
- Não utilizar água de riachos, rios, cacimbas ou poços sem tratamento para beber;
- Evitar o consumo de alimentos crus ou malcozidos (principalmente carnes, pescados, entre eles os mariscos);
- Ensacar e manter a tampa do lixo sempre fechada;
- Evitar o desmame precoce. Manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças contra as diarreias.
Há uma diferença entre DDA e DTHA (Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar). Diferentemene das DDA, as DHTA são provocadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados por microrganismos ou toxinas. Crianças, gestantes, idosos e pessoas imunocomprometidas demandam atenção especial.
Essas doenças são mais comuns em áreas com falhas na cadeia de produção e conservação de alimentos, e os surtos geralmente ocorrem em locais populosos ou onde há precariedade na preparação de alimentos e no acesso à água potável.
Em 2024, foram registrados 5.823 casos e 1 óbito. Em 2025, até o momento, já são 1.667 casos e 6 óbitos por DTHA.
*Sob supervisão de AR.


