Previsão do tempo: Frente fria avança do Sul para o Sudeste

Ar frio de origem polar já influencia São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de temperaturas mais amenas até quarta-feira; Sul do país enfrenta alerta de temporais

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Uma frente fria de origem polar está avançando sobre o Sul do Brasil e seguindo para a região Sudeste, provocando queda nas temperaturas em diversas capitais. O ar frio já começa a influenciar o estado de São Paulo e algumas áreas do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (19), trazendo temperaturas mais amenas após dias de calor intenso.

Na maioria do Sul do Brasil e no leste do estado de São Paulo, incluindo as capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo, a combinação de muita nebulosidade e vento frio já provocou queda nas temperaturas durante a manhã desta segunda-feira. Segundo meteorologistas, essa massa de ar frio deve permanecer na região até pelo menos quarta-feira (21).

Em São Paulo, a mudança no clima é significativa. No domingo (18), os termômetros chegaram aos 28°C, enquanto nesta segunda-feira a máxima prevista é de 24°C. Para terça e quarta-feira, a temperatura deve cair ainda mais, com máximas de apenas 21°C. A partir de quinta-feira, há projeção de elevação nas temperaturas. Na capital paulista, a segunda-feira começou com 20°C e há previsão de mais chuva ao longo do dia.

 

 

Alerta de temporais no Sul

A situação é mais preocupante no Sul do país, onde temporais já causaram transtornos em Porto Alegre no fim de semana. A chuva provocou alagamentos em vários pontos da capital gaúcha, com carros ilhados e bloqueio de avenidas na zona norte da cidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta válido até às 9 horas desta segunda-feira para a região Sul, com previsão de tempestades. No Rio Grande do Sul, há perigo de chuvas intensas que podem variar entre 30 e 60 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

Em Santa Catarina e no Paraná também há previsão de chuva forte e temporais, com possibilidade de queda de granizo em partes dos estados. Os riscos incluem falta de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Além da frente fria no Sul e sudeste, uma zona de convergência do Atlântico Sul volta a se organizar sobre o Brasil, fenômeno típico do verão caracterizado por grande umidade que gera extensas áreas de chuva. Nas regiões afetadas por este fenômeno, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.