Brics: Rio fecha ruas e Aterro do Flamengo terá "toque de recolher"
Cúpula acontece domingo (6) e na segunda-feira (7) no Museu de Arte Moderna (MAM); Plano Operacional da Prefeitura da cidade inclui grandes interdições de trânsito para o evento

O Plano Operacional da Prefeitura do Rio de Janeiro para a Cúpula do Brics, que acontece domingo (6) e segunda-feira (7), no Museu de Arte Moderna (MAM), inclui o fechamento temporários de importantes vias da cidade e uma espécie de "toque de recolher" será implementado no Aterro do Flamengo, na zona sul carioca.
Pedestres não poderão entrar na Praia do Flamengo das 20h às 3h a partir deste sábado (5). Esquema vai se repetir até o encerramento do evento. O bloqueio total é parte do plano de segurança da gestão municipal.
Entre 5 e 7 de julho, das 12h às 12h59, o acesso ao aterro será exclusivo para a criculação de comitivas e veículos relacionados à Cúpula do Brics. O Acesso à praia ocorrerá somente pelas passagens subterrâneas (as passarelas vão estar fechadas a partir de 2h de sábado).
Trechos que serão interditados das 12h às 22h no sábado (5):
- Rua Silvino Montenegro, entre a Avenida Venezuela e a Avenida Rodrigues Alves;
- Avenida Rodrigues Alves, entre a Rua Silvino Montenegro e a Rua Souza e Silva;
- Rua Dias Gomes, entre a Rua Barão de Tefé e a Rua Souza e Silva.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do Rio, a Avenida Atlântica será interditada nos dois sentidos a partir deste sábado (22h) e permanecerá fechada até segunda-feiras (23h59). As principais feiras noturnas da cidade serão suspensas e os ônibus terão desvios itinerários durante as interdições.
O VLT Carioca está com operação especial desde sexta-feira (4) e segue até segunda-feira (7). Desde sexta, as linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Cristiano Ottoni x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) circulam com intervalos médios de 12 minutos. Na segunda, os intervalos médios serão de 15 minutos.
Neste período, o VLT funcionará normalmente das 5h às 23h, conforme a grade habitual. A Linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) também funcionará normalmente, com intervalos de até uma hora.
O MetrôRio funcionará das 5h à meia-noite. Nos dias 5 e 6 de julho, a operação seguirá nos horários regulares de fim de semana: no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h.
Entre os dias 4 a 7 de julho, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
O MetrôRio informou que, durante a Cúpula do BRICS, poderá haver alterações temporárias na operação para atender às necessidades das autoridades do evento. As atualizações serão comunicadas pelos canais da concessionária.