CV atua com estratégia de avanço territorial, dizem especialistas
Analista de Política Pedro Venceslau apurou, no CNN 360º, que o Comando Vermelho estabelece uma estrutura que vai além do tráfico de drogas, utilizando uma estratégia de ocupação territorial para expandir atividades ilícitas
A Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram, nesta terça-feira (28), uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte do Rio de Janeiro, visando combater a atuação do CV (Comando Vermelho). A facção criminosa, que atua em 25 estados, utiliza de uma estratégia de ocupação territorial para expandir atividades ilícitas. A apuração é de Pedro Venceslau no CNN 360º.
"Nas comunidades dominadas, a facção estabelece uma estrutura que vai além do tráfico de drogas, implementando uma indústria paralela, que inclui a exploração de serviços como TV a cabo clandestina, transportes coletivos e distribuição de gás", explicou Venceslau.
Estratégia policial
Durante a operação, as forças de segurança adotaram a tática de conduzir os criminosos para áreas de mata e regiões elevadas. "O objetivo é minimizar confrontos em áreas urbanas densamente povoadas e reduzir o risco de mortes de civis", explicou. Ao todo, quatro policiais morreram.
As autoridades utilizaram drones equipados com sensores térmicos para localizar suspeitos. Os criminosos, por sua vez, tentaram escapar por uma rota de fuga na parte alta da comunidade, a mesma utilizada em 2010.
Segundo fontes policiais, ainda não há confirmação sobre a captura de lideranças do alto escalão do CV, que tradicionalmente utilizam a região como refúgio devido às vantagens estratégicas do terreno.


