Dono de clínica é preso suspeito de liderar esquema de internação irregular

Prisão do suspeito aconteceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; investigações apontam que funcionários da clínica abordavam as vítimas e as levavam de forma forçada para o estabelecimento

Julia Farias, colaboração para a CNN Brasil, em São Paulo
Compartilhar matéria

A PCRJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) prendeu o dono de uma clínica envolvida no sequestro de vítimas para internação forçada. A prisão do suspeito aconteceu na última terça-feira (20), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ).

Segundo a polícia, o homem é suspeito de liderar esquema e, contra ele, foi cumprido mandado de prisão preventiva pelos crimes de extorsão, sequestro para fins de internação compulsória e lesão corporal.

As investigações apontam que os funcionários da clínica abordavam as vítimas e as levavam de forma forçada para o estabelecimento.

No início deste mês, a polícia resgatou um homem que havia sido capturado pelo grupo com o pretexto de uma internação na clínica de reabilitação. Na ação, sete pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de cárcere privado e associação criminosa.

Setor de "captura"

As investigações apontaram ainda que o grupo se autodenominava um “setor de captura”, responsável por monitorar a rotina das vítimas, além de fazer a abordagem violenta e com o uso de remédios controlados, sob o pretexto da internação involuntária nas clínicas, sem qualquer autorização judicial.

Na ação que prendeu os integrantes do grupo, os suspeitos foram levados à delegacia e autuados pelos crimes de sequestro, cárcere privado e associação criminosa.