Entenda como Operação Contenção se tornou a mais letal da história do RJ
Objetivo principal da operação, segundo a Secretaria de Segurança Pública e o governo estadual, era combater a expansão territorial do Comando Vermelho

A Operação Contenção, megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, realizada nos Complexos do Alemão e da Penha, nesta terça-feira (28), foi impulsionada por uma série de objetivos estratégicos relacionados à segurança pública, supostamente fundamentados em uma investigação prolongada, além de um estímulo tático imediato, de acordo com fontes.
Fila de corpos, arsenal e zona de guerra: veja imagens de operação no RJ
Veja imagens de corpos
O principal objetivo da operação, segundo a SESP (Secretaria de Segurança Pública) e o governo estadual, era combater a expansão territorial do CV (Comando Vermelho). A ideia foi concebida como uma iniciativa permanente do Governo do Estado do Rio de Janeiro, voltada ao enfrentamento do avanço da facção em diversas regiões do estado.
Os Complexos do Alemão e da Penha, locais onde a ação foi realizada, são vistos como regiões-chave na rivalidade entre facções criminosas.
Objetivos secundários
A ação teve como meta cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes e lideranças criminosas do CV. Entre os alvos, 30 são de outros estados, com destaque para membros da facção no Pará, que estariam escondidos nessas regiões.
Um dos alvos principais era Edgar Alves Andrade, conhecido como "Doca" ou "Urso", apontado como a principal liderança do CV no Complexo da Penha, chefe do tráfico de drogas na comunidade e foragido do sistema carcerário, classificado como de "altíssima periculosidade".
Durante a operação, Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como Belão, foi preso. Ele é apontado como o operador financeiro do CV no Complexo da Penha e braço direito de "Doca".
Quem é Doca, principal liderança do CV na Penha e alvo de megaoperação

Estopim para operação
Apesar da investigação de longo prazo, a megaoperação foi organizada de forma célere após um conflito iniciado no Complexo do Chapadão, na madrugada de segunda-feira (27). Durante o CNN Novo Dia, a informação foi revelada por uma fonte da polícia, ao analista Leandro Stoliar, que detalhou os eventos que precederam a ação.
O plano entrou em ação começou quando membros do CV na Comunidade do Chapadão tentaram assaltar locais de venda de drogas na comunidade da Pedreira, dominada por uma facção concorrente.
Essa movimentação atraiu a atenção das autoridades, que perceberam um pedido de apoio ao Complexo do Alemão para ajudar na conquista do território.


