Justiça do Rio condena assassino do vereador Aldecyr Maldonado

Lucas da Silva Portela Xavier foi condenado a 24 anos em regime fechado; parlamentar foi morto a tiros em 2023

Alan Cardoso e Fernanda Palhares, da CNN*, São Paulo
Cici Maldonado (PL), vereador de São Gonçalo  • Câmara de São Gonçalo
Compartilhar matéria

A Justiça do Rio de Janeiro condenou Lucas da Silva Portela Xavier a 24 anos de prisão, em regime fechado, pela morte do vereador de São Gonçalo Aldecyr Maldonado. O parlamentar foi morto a tiros no bairro Porto da Madama, em novembro de 2023, aos 61 anos de idade.

De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, dois assessores do vereador presenciaram um assalto logo após deixarem o Maldonado em casa. Em seguida, eles ouviram um disparo de arma de fogo e a voz do acusado.

“O réu, imbuído de uma autoridade que não tinha, no dia dos fatos, atuava como verdadeiro "xerife" da localidade. Ostenta, sem qualquer pudor, a arma de fogo em punho e ainda cobra satisfações das testemunhas do presente processo, que restaram acuadas e apavoradas, como é possível verificar das imagens”, diz o juiz.

O juiz destacou na sentença o atual cenário do tráfico de drogas, que hoje não só domina as periferias mais carentes, como está cada vez mais próximo das áreas comerciais, impedindo a população de viver a sua rotina com dignidade.

O caso foi julgado no Conselho de Sentença do IV Tribunal do Júri de São Gonçalo. "A vítima, morador antigo do município, desempenhava a legislatura municipal, em favor de uma sociedade democrática, consoante previsto na Constituição Federal de 1988 e era querido por todos. Um representante do povo foi morto em razão desse verdadeiro cenário de guerra. As circunstâncias do crime são graves e não podem nem devem ser banalizadas pelo Poder Judiciário”, destacou o juiz.