Megaoperação mira avanço do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio
Forças de segurança integram operação na Gardênia Azul e cumprem mandados de prisão

Policiais civis e militares deflagraram a Operação Contenção, na manhã desta quarta-feira (13), contra a expansão territorial do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um policial do Bope foi baleado na operação, mas foi socorrido e está estável.
A ação se concentra na comunidade da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, área antes controlada por uma milícia e atualmente palco de violentas disputas pelo domínio do tráfico.
De acordo com último balanço da polícia, quatro suspeitos morreram e um ficou ferido durante troca de tiros.
Segundo a corporação, o baleado seria foragido da Bahia e é acusado por crimes como roubo de cargas, além de ter participado de um roubo a uma procuradora de Justiça. Ele foi socorrido a um hospital da região onde está sob custódia. Além disso, oito pessoas foram presas e três menores apreendidos.
Foram apreendidos quatro fuzis, três pistolas, um revólver, munições, granadas, carregadores, um caderno de anotações do tráfico, rádios transmissores e drogas.
Segundo a polícia, o objetivo principal é conter o avanço da facção. Participam da ação unidades especializadas e setores de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 18º BPM (Jacarepaguá), além da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e 22ª DP (Penha).
A operação também tem como meta cumprir mandados de prisão e recolher provas para desarticular a logística, o financiamento e a rede operacional da facção na região. Segundo as forças de segurança, a ação é parte de uma estratégia mais ampla para enfraquecer o tráfico na região.