Navio-hospital da Marinha chinesa chega ao Rio de Janeiro
Embarcação de grande porte, batizada com o nome de Ark Silk Road, tem 178 metros de comprimento, 300 leitos de enfermaria e 20 de UTI

O governo brasileiro autorizou a chegada de um navio-hospital da Marinha da China no Porto do Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 15 de janeiro. A embarcação — batizada de Ark Silk Road — tem 178 metros de comprimento, 300 leitos de enfermaria e 20 de UTI.
O Navio-hospital é equipado com um helicóptero para apoio às operações humanitárias internacionais. À bordo, podem ser realizados procedimentos cirúrgicos complexos, semelhantes aos de um grande hospital em terra firme.
Pintado de branco e com cruzes vermelhas em destaque no casco, o navio segue a padronização internacional para embarcações hospitalares utilizadas em operações de assistência médica.
Veja o vídeo:
A viagem ao Brasil ocorre no contexto da “Operação Harmony”— iniciativa lançada por Pequim — que prevê o envio de navios-hospitais a diferentes países, com o objetivo de reforçar laços diplomáticos por meio de cooperação em saúde.
Neste tipo de missão, a China costuma oferecer atendimentos médicos, cirurgias e capacitação profissional, com foco em ajuda humanitária.