O que sabemos sobre a cobrança de Moraes para Cláudio Castro
Alexandre de Moraes determinou que governo do Rio apresente relatório detalhado sobre megaoperação e marcou audiência com autoridades fluminenses para segunda-feira (3)
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), forneça informações detalhadas sobre a megaoperação policial que resultou em mais de 100 mortes nos complaxos da Penha e do Alemão na última terça-feira (28). A decisão foi tomada no âmbito da ADPF das Favelas, que busca reduzir a letalidade policial em comunidades fluminenses.
O magistrado solicitou um relatório que deve incluir as motivações, o planejamento, o efetivo e o armamento utilizados durante a ação. Além disso, exigiu dados oficiais sobre o número de mortos, feridos e detidos na operação.
Medidas de controle
O governo fluminense deverá implementar medidas para garantir a responsabilização em casos de possíveis abusos de autoridade. Entre as determinações estão o uso de câmeras, realização de perícia adequada e atuação das corregedorias da Polícia Civil e Militar.
Uma audiência foi agendada para a próxima segunda-feira (3), às 11h, com a presença de autoridades do Rio de Janeiro, incluindo o secretário de segurança e os responsáveis pelas polícias Civil e Militar. O objetivo é esclarecer pontos específicos da operação.
Vale ressaltar que o STF já havia estabelecido anteriormente uma série de limitações sobre a atuação das forças policiais em comunidades do Rio de Janeiro.


