O que sabemos sobre a cobrança de Moraes para Cláudio Castro

Alexandre de Moraes determinou que governo do Rio apresente relatório detalhado sobre megaoperação e marcou audiência com autoridades fluminenses para segunda-feira (3)

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), forneça informações detalhadas sobre a megaoperação policial que resultou em mais de 100 mortes nos complaxos da Penha e do Alemão na última terça-feira (28). A decisão foi tomada no âmbito da ADPF das Favelas, que busca reduzir a letalidade policial em comunidades fluminenses.

O magistrado solicitou um relatório que deve incluir as motivações, o planejamento, o efetivo e o armamento utilizados durante a ação. Além disso, exigiu dados oficiais sobre o número de mortos, feridos e detidos na operação.

Medidas de controle

O governo fluminense deverá implementar medidas para garantir a responsabilização em casos de possíveis abusos de autoridade. Entre as determinações estão o uso de câmeras, realização de perícia adequada e atuação das corregedorias da Polícia Civil e Militar.

Uma audiência foi agendada para a próxima segunda-feira (3), às 11h, com a presença de autoridades do Rio de Janeiro, incluindo o secretário de segurança e os responsáveis pelas polícias Civil e Militar. O objetivo é esclarecer pontos específicos da operação.

Vale ressaltar que o STF já havia estabelecido anteriormente uma série de limitações sobre a atuação das forças policiais em comunidades do Rio de Janeiro.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.