Ônibus são sequestrados e usados como barricadas no Rio de Janeiro
Ao menos 14 veículos tiveram chaves retiradas; ocorrência policial interditou trecho da via
Na tarde desta terça-feira (27), 14 ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas em Madureira, na Zona Norte do Rio, após terem as chaves retiradas. A informação foi confirmada à CNN Brasil pela Rio Ônibus.
Por causa da situação, ao menos 26 linhas estão operando com desvios preventivos em seus itinerários. Entre os veículos usados como barricadas estão ônibus das linhas 298, 712, 737, 774, 775, 685, 918 e 639.
Entre os veículos que tiveram suas chaves retiradas, quatro foram utilizados como barricadas na Estrada do Barro Vermelho, em Rocha Miranda, e mais um veículo foi atravessado na Avenida Edgar Romero, em Madureira. Mais cedo nove ônibus veículos foram sequestrados.
Veja vídeo:
Segundo a COR-Rio, a Avenida Ministro Edgard Romeno, sentido Madureira, altura da Avenida Vicente de Carvalho, foi liberada após boqueio por conta da ocorrência.
De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, a situação ocorre após uma operação do 9º BPM (Rocha Miranda) em comunidades da região, em apoio a Operação Barricada Zero. Durante a ação, sete homens foram presos, três pistolas apreendidas e cerca de 10 toneladas de barricadas removidas.
Ainda segundo a PM, um motorista de aplicativo que era mantido refém por criminosos armados foi resgatado por agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT), na comunidade do Faz Quem Quer. Após a operação, houve atos de retaliação, com o uso dos ônibus para obstrução de vias.
Em nota, a Mobi-Rio informou que a operação do BRT entre as estações Manaceia e Vicente de Carvalho já foi retomada.


