Policial aposentado é preso por corrupção em delegacia no Rio

Agente é pontado como líder de um grupo de policiais civis que cobrava propina de donos de estabelecimentos ilegais para evitar investigações

Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro
Ministério Público do Rio de Janeiro  • MPRJ
Compartilhar matéria

O policial civil aposentado Alcino Luiz Costa Pereira foi preso nesta terça-feira (8) por agentes do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), com apoio da CSI (Coordenadoria de Segurança e Inteligência).

Ele é apontado como líder de um grupo depoliciais civis que cobrava propina de donos de estabelecimentos ilegais para evitar investigações.

De acordo com o MPRJ, o esquema funcionou entre 2018 e 2022 e envolvia a cobrança de valores à empresários que mantinham casas de prostituição, bingos clandestinos, ferros-velhos e outros negócios irregulares. Em troca, os locais eram "blindados" de ações policiais. A Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) também participou da ação.

As investigações mostram que os crimes foram cometidos de forma contínua e envolviam principalmente agentes lotados na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM-Centro). Mesmo aposentado, Alcino teria um papel central na organização: ele distribuía as cobranças entre os policiais, coordenava as ações e mantinha contato direto com os donos dos estabelecimentos.

Além de Alcino, outros cinco policiais civis foram denunciados por corrupção passiva. Segundo o MPRJ, o grupo usava a estrutura da Polícia Civil para obter vantagens ilegais, comprometendo a credibilidade da instituição.

A prisão faz parte de um novo desdobramento da Operação Fim da Linha, deflagrada em 2022, que apura esquemas de corrupção em delegacias especializadas do Rio. Alcino já havia sido denunciado em outro processo ligado à mesma operação, por crimes semelhantes.

O MPRJ segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

A CNN tenta contato com a defesa do policial civil aposentado.