Primavera chega ao Rio com frente fria, chuva e ventos moderados

Temperaturas caem após calor intenso e rajadas de vento chegam a 51,8 km/h; Defesa Civil mantém alerta em várias regiões

Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro
Passagem de frente fria no primeiro dia de Primavera no RJ  • Camille Couto/CNN
Compartilhar matéria

O primeiro dia completo de primavera no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (23), foi marcado pela passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil.

O inverno terminou oficialmente às 15h19 de segunda-feira (22), e a capital fluminense registrou calor intenso durante a tarde, com temperaturas elevadas pelo segundo dia consecutivo. O cenário começou a mudar ainda no final do dia, com a aproximação do sistema frontal.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, a frente fria trouxe pancadas de chuva e ventos que podem atingir até 100 km/h. Entre a tarde de segunda e a madrugada desta terça-feira, a cidade registrou chuva fraca a moderada, com a maior velocidade dos ventos alcançando 51,8 km/h na Vila Militar. Durante o período, não houve registros de bolsões d’água ou queda de árvores.

Para esta terça-feira (23), o transporte de umidade do oceano continua influenciando o tempo na cidade. O céu estará encoberto, com chuva fraca a moderada isolada até a tarde e chuvisco ou chuva fraca isolada à noite. Os ventos devem permanecer moderados até o final da manhã (24). A temperatura máxima registrada na madrugada foi de 27°C, enquanto a mínima prevista é de 16°C.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, também há registro de chuva moderada nas regiões da Costa Verde, Capital, Baixada Fluminense e Serrana, e chuva fraca isolada nas demais áreas. A temperatura mínima foi de 11,9°C em Petrópolis, com ventos fracos a moderados de sudoeste/sul.

O nível de severidade meteorológica é classificado como moderado nas regiões Baixada Litorânea, Sul, Costa Verde, Metropolitana e Capital. O cenário futuro indica céu encoberto a nublado, chuva fraca a moderada e ventos de sudoeste/sul com rajadas ocasionais mais fortes.

A Defesa Civil Estadual recomenda que a população acompanhe os alertas e informativos oficiais emitidos pelo CEMADEN-RJ e mantenha atenção às mudanças nas condições do tempo.