"Queremos ampliar voos nos aeroportos do Rio", diz Silvio Costa Filho

Em entrevista ao Bastidores CNN, o ministro de Portos e Aeroportos destaca crescimento de passageiros no Galeão e planeja expansão das operações tanto no aeroporto internacional quanto no Santos Dumont

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O crescimento expressivo no número de passageiros nos aeroportos do Rio de Janeiro tem levado o ministério de Portos e Aeroportos a planejar uma ampliação das operações aéreas na cidade. Segundo o ministro Silvio Costa Filho em entrevista ao Bastidores CNN, o estado vive atualmente o melhor momento da sua aviação.

De acordo com os dados apresentados por Costa Filho, o Aeroporto Internacional do Galeão passou de 5 milhões de passageiros em 2022 para quase 15 milhões previstos para 2025, representando um aumento de 200% em três anos. Enquanto isso, o Aeroporto Santos Dumont mantém uma média estável de 6 milhões e meio de passageiros nos últimos três anos.

Plano de expansão integrado

O plano desenvolvido pelo ministério, em conjunto com o Tribunal de Contas da União, a concessionária e a ANAC, visa ampliar as operações no Aeroporto do Galeão e, simultaneamente, retomar gradualmente as operações no Santos Dumont. A iniciativa foi liderada pelo ministro relator Benjamin Zirmele, com apoio de todo o Tribunal de Contas e da área técnica.

"É essa questão que foi construída com o Tribunal de Contas da União, com a concessionária, com o Ministério, com a ANAC, liderado pelo ministro relator Benjamin Zirmele e com o apoio de todo o Tribunal de Contas e da área técnica, é que a gente amplie as operações no Galeão, mas, ao mesmo tempo, a gente vá ir voltando às operações no Santos Dumont", explicou Costa Filho.

A justificativa para a ampliação está no crescimento do turismo na cidade do Rio de Janeiro. Conforme destacado por Costa Filho, há um aumento constante no fluxo tanto de brasileiros quanto de estrangeiros visitando a cidade, o que demanda maior capacidade aeroportuária. "Como a gente está tendo um turismo crescente no Rio, cada vez mais brasileiros e brasileiras viajando para o Rio de Janeiro e estrangeiros também, a gente quer ampliar a movimentação do aeroporto de Santos Dumont e do aeroporto do Galeão", afirmou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.