Rio: Estudo aponta melhora no aprendizado escolar após proibição de celular
Dados coletados na rede municipal mostram que os alunos aprenderam 25,7% mais em Matemática e 13,5% mais em Português
Uma pesquisa realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a Universidade de Stanford mostrou que alunos da rede municipal registraram melhora significativa nos resultados de aprendizagem em 2024 após a proibição do uso de celulares nas escolas.
O estudo apontou crescimento de 25,7% em Matemática e 13,5% em Língua Portuguesa, índices equivalentes a aproximadamente um bimestre adicional de aprendizado.
O levantamento foi conduzido sob coordenação do pesquisador Guilherme Lichand, da Graduate School of Education de Stanford. Ao todo, 919 diretores de escolas de ensino fundamental foram ouvidos, representando 90% da rede municipal nesse segmento. A metodologia empregada permitiu isolar o efeito da proibição de celulares de outras mudanças educacionais, identificando o impacto específico do decreto em cada bimestre do ano letivo.
“O estudo mostra que a política tem potencial para impulsionar a aprendizagem. Essa parceria permitiu analisar o uso de tecnologias em escolas de forma sistemática e discutir o tema no Brasil e no mundo”, destacou o pesquisador.
A mudança também foi aprovada pelas famílias. Carla Nascimento, mãe de Arthur, aluno do 9º ano do Colégio Geo Reverendo Martin Luther King, relatou a diferença no desempenho do filho.
“Eu já não deixava ele usar o celular na escola, mas muitas vezes acabava pegando o de um amigo para assistir vídeos. Agora, ele presta mais atenção nas aulas e já está tirando notas melhores”, revelou.
O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, ressaltou que os efeitos foram acompanhados de perto ao longo do ano.
“Os dados comprovam aquilo que já vínhamos percebendo nas escolas: quando o celular deixa de ser uma distração, o foco na aprendizagem aumenta. A decisão de proibir o uso de celulares em sala de aula e durante os recreios foi baseada em evidências, e agora temos resultados concretos que mostram o impacto positivo dessa medida”, afirmou.
O decreto municipal, em vigor desde o início de 2024, proibiu celulares tanto em sala de aula quanto nos recreios, aplicando-se a escolas públicas e privadas. O objetivo foi reduzir distrações durante o período escolar e garantir maior concentração nas atividades pedagógicas.
Em 2025, a medida passou a valer em todo o país com a aprovação da Lei Federal 15.100, sancionada pelo presidente Lula. A legislação estendeu a proibição às redes pública e privada de ensino.