Rio registra mais de 21 mil acidentes com motos em sete meses

Balanço do CBMERJ aponta alta de ocorrências envolvendo motocicletas, com 16 mil colisões com carros

Fernanda Palhares, colaboração para a CNN Brasil, Thomaz Coelho, da CNN Brasil, em São Paulo
Compartilhar matéria

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) divulgou, nesta segunda-feira (27), um balanço que mostra o alto número de acidentes envolvendo motocicletas no estado. Entre 1º de janeiro e 26 de julho de 2026, a corporação foi acionada para atender 21.657 ocorrências desse tipo.

De acordo com o levantamento, 16.202 registros foram de colisões entre motos e carros. Além disso, no mesmo período, os bombeiros atenderam 10.127 quedas de motocicletas e 1.858 atropelamentos provocados por motos.

O balanço também contabiliza ocorrências envolvendo motocicletas e caminhões, ônibus, bicicletas, postes, muros, trens e outros obstáculos.

Diante dos números, o CBMERJ reforçou a importância do uso correto dos equipamentos de proteção. A orientação é que os motociclistas utilizem capacetes fechados e afivelados. Embora os modelos abertos costumem ter menor custo, estudos apontam que cerca de 45% dos impactos em acidentes com motocicletas atingem a região do rosto e do queixo.

Segundo a corporação, os motociclistas estão entre as principais vítimas das ocorrências atendidas diariamente pelos bombeiros. As motos estão envolvidas em aproximadamente 74,4% dos acidentes de trânsito registrados pelo CBMERJ.