RJ: Operação Contenção mobiliza mil agentes no Complexo do Salgueiro
Forças estaduais cumprem mandados de prisão e busca em nova fase da ação em São Gonçalo

Mais de mil policiais estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11) para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação integra a Operação Contenção, conduzida pelo governo do Rio de Janeiro, com o objetivo de frear a expansão territorial da facção CV (Comando Vermelho) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.
Durante o avanço das equipes, houve resistência de criminosos e barricadas em chamas com veículos carbonizados que bloqueavam o deslocamento das viaturas. As forças de segurança utilizaram equipamentos específicos para liberar os acessos e manter o andamento da operação.
A operação conta com apoio de 20 blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate, incluindo duas unidades blindadas.
Participam 880 policiais militares do Comando de Operações Especiais, entre eles efetivos do Bope, BAC, BPChoq e GAM, além do RECOM, do Comando de Polícia Rodoviária e de Grupamentos de Ações Táticas e mais 22 delegacias da região Metropolitana e região dos Lagos.
Já a Polícia Civil emprega 120 agentes da Coordenadoria de Operações Especiais, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e de 22 delegacias distritais. As equipes foram distribuídas por diferentes pontos do complexo para garantir a execução das medidas judiciais.
Segundo o governo, a mobilização integra uma série de ações planejadas para reforçar a presença do Estado na região e apoiar investigações conduzidas pelas forças de segurança estaduais.


