RJ: Operação Contenção mobiliza mil agentes no Complexo do Salgueiro

Forças estaduais cumprem mandados de prisão e busca em nova fase da ação em São Gonçalo

Camille Couto, da CNN Brasil, no Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

Mais de mil policiais estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11) para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação integra a Operação Contenção, conduzida pelo governo do Rio de Janeiro, com o objetivo de frear a expansão territorial da facção CV (Comando Vermelho) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

Durante o avanço das equipes, houve resistência de criminosos e barricadas em chamas com veículos carbonizados que bloqueavam o deslocamento das viaturas. As forças de segurança utilizaram equipamentos específicos para liberar os acessos e manter o andamento da operação.

A operação conta com apoio de 20 blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate, incluindo duas unidades blindadas.

Participam 880 policiais militares do Comando de Operações Especiais, entre eles efetivos do Bope, BAC, BPChoq e GAM, além do RECOM, do Comando de Polícia Rodoviária e de Grupamentos de Ações Táticas e mais 22 delegacias da região Metropolitana e região dos Lagos.

Já a Polícia Civil emprega 120 agentes da Coordenadoria de Operações Especiais, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e de 22 delegacias distritais. As equipes foram distribuídas por diferentes pontos do complexo para garantir a execução das medidas judiciais.

Segundo o governo, a mobilização integra uma série de ações planejadas para reforçar a presença do Estado na região e apoiar investigações conduzidas pelas forças de segurança estaduais.